mudando e aprendendo

mudando e aprendendo
"Seja a mudança que você quer ver no mundo." Dalai L. ( disponível em: intuicaocriativa.wordpress.com )

sábado, 20 de novembro de 2010

SObRe O aNaLfAbEtIsMo.... ReAliDaDe dO nOsSo BrAsiL

Após pesquisas relacionadas sobre a questão do analfabetismo no Brasil, pude obter informações importantes sobre esse tema e compartilha-lás com vocês, leitores do blog. O conteúdo dessa postagem está tratando de algo que ainda continua presente na nossa realidade.

A história do analfabetismo no Brasil começou no período da instalação das capitanias hereditárias, onde não existia nenhuma preocupação com a educação escolarizada (1534 - 1549).
com a vinda de alguns donatários e seus escravos, não houve preocupação com a educação escolarizada [...] não há notícias de escolas nem educadores neste período.( FREIRE, 1993, p.32)
Com a chegada dos jesuítas a preocupação pela educação surgia como o meio capaz de tornar a população dócil e submissa à política colonizadora portuguesa.
Posteriormente, já no século XVII, quando havia uma população "brasileira", as assertativas de que a educação jesuítica tinha um caráter de ensino popular e público careciam de investigação mais prudente e profunda. Diante dos fatos como a pequena valorização das ecolas de primeiras letras em relação ao curso de Humanidades, podemos asseverar que aqui se processou, nos tempos coloniais, uma educação voltada para a reprodução das elites agrárias.
Quando expulsos, em 1759, os jesuítas nos legaram um ensino de caráter literário, repetitivo, estimulado a emulação humanista-clássico. Enfima, "inauguraram" o analfabetismo no Brasil. Afirma Freire (1993):
Enclausurando os alunos em preceitos e preconceitos católicos, inibiu-os de uma leitura do mundo real, tornando-os cidadãos discriminatórios, elites capazes de reproduzir "cristãmente" a sociedade pervesa dos contrastes e discrepâncias, dos que tudo sabem e podem e dos que a tudo se submetem. Inculcaram a ideologia do pecado e das interdições do corpo. "Inauguraram o analfabetismo no Brasil. (FREIRE, 1993, p.46)
Por Joyciane da Silva Souza
Referência:  FREIRE, Ana Maria. Analfabetismo no Brasil. 2ª ed. rev. aumentada. São Paulo: Cortez, 1993.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário