mudando e aprendendo

mudando e aprendendo
"Seja a mudança que você quer ver no mundo." Dalai L. ( disponível em: intuicaocriativa.wordpress.com )

sábado, 20 de novembro de 2010

FiChAmEnTo AnAlítIcO.... Mais UmA aPrEnDiZaGeM

Tratando-se de mais uma aprendizagem, posto este trabalho realizado na disciplina: Organização do Trabalho Acadêmico, como forma de contribuição e ajudando a tirar dúvidas.

O texto é da autora Marilena Chauí e tem por título A atitude científica, no início tivemos dúvidas, mas com a explicação da nossa professora sobre esse tipo de fichamento, passamos a perceber com ele torna um texto mais fácil para a compreensão.

O que é fichamento analítico? 

É uma síntese concisa das idéias do texto lido, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais idéias do autor da obra.


TÍTULO: A atitude Científica
AUTOR: Marilena Chauí
DADOS DA PUBLICAÇÃO: Convite à filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2009.
OBJETIVOS DO AUTOR NESSE TEXTO: O autor quer mostrar a diferença entre o senso comum e o conhecimento científico. De início é colocado em evidência todas as situações do cotidiano, onde o ser humano as notam, as têm como verdades absolutas e não as questionam.
DESCRIÇÃO DO TEXTO: O texto relata situações que fazem parte de nossas vidas, que são transmitidas de gerações em gerações e acabam se transformando muitas vezes em verdades inquestionáveis pelo ser humano.
Caracteriza o senso comum como expressão de sentimento e opinião individual, onde o resultado irá depender do grupo que o indivíduo estiver inserido. Os fatos apresentam-se diferentes, a partir do momento que são julgados por pessoas diferentes.
Mostra que a ciência desconfia da veracidade de nossas certezas. Quando enxergamos fatos e acontecimentos, a atitude científica vê problemas e obstáculos, neste momento o conhecimento científico irá buscar padrões, critérios de comparação e leis gerais de funcionamento dos fenômenos, afirmando que através do conhecimento o homem pode libertar-se das superstições.
Discorre sobre os objetos científicos, deixando claro que não se trata de dados empíricos espontâneos de nossa experiência cotidiana, mas que são construídos pelo trabalho da investigação científica.


Referência: CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2009.

2 comentários:

  1. Foi de grande ajuda a sua postagem e você escreve bem, mas essa atitude de digitar textos com maiúsculas e minúsculas é, no mínimo, agressiva aos olhos.

    ResponderExcluir