mudando e aprendendo

mudando e aprendendo
"Seja a mudança que você quer ver no mundo." Dalai L. ( disponível em: intuicaocriativa.wordpress.com )

domingo, 14 de novembro de 2010

ReNoVaÇãO e EsTrAtÉgIa.... sObRe o uSo dA tV

Não vejo o uso da televisão como um propagador de idéias para o mal, enetndo que o uso correto dessa tecnologia torna-se necessária para nossos dias atuais, tal como foi citado pela Doutora da Faculdade de Educação - Universidade de Brasília, Vânia Lúcia Quintão Carneiro, quando diz "... que sua abordagem desenvolve a competência do aluno e utilização de programas como estratégias pedagógicas...", podendo-se fazer uma análise do que seus programas atuais trazem para o campo da educação, em um todo torna-se resumido e restrito à horários inoportunos.
Assim, posso salientar que em vista de progressões e mudanças, todos os anos prova-nos a evolução quase diária na veracidade de documentários e animações atrativas que renovam a maneira de pensar da sociedade, fazendo os criadores de tais programações repensarem. A sociedade se mostra exigente na escolha do que se ver, através das facilidades que são oferecidas, hoje se tem tornado comum as assinaturas de canais, onde em pouco tempo atrás poucos podiam ter acesso.



art-digital.mundosebrae.com.br.jpg325x245.

Parece que com esta revolução vem existindo uma real consciência, podemos constatar como por exemplo, o controle de horários para idades, especificando o que será livre ao ser apresentado. Já que temos presenciado pouco nos canais abertos programas com valores educacionais, não podemos esquecer que a facilidade de aprender comodamente sem esforço de pensamento, nos torna preguiçosos na reflexão ao contrário do que a leitura nos proporciona.

O que podemos fazer com consciência, é praticar a escolha do que realmente vale a pena dispensar tempo para se vê, priorizando princípios de uma conduta moral e ética que será melhor aproveitada dentro ou fora da educação. Seremos individualmente o que nossos hábitos fizerem de nós, podemos ampliar conhecimentos sendo mediadores na construção da cultura.

Concordo com o texto de Arlindo Machado quando diz que "a televisão é e será aquilo que nós fizermos dela." não devemos esperar que outros nos eduquem e sim que tenhamos consciência, devemos nos auto-educar para que não nos tornemos reféns da manipulação ideológica do que nos pode ser apresentado.

Aprendi que nossa postura crítica deve fazer-se presente no nosso campo de aprendizado para que como futuros pesquisadores obtenhamos resultado satisfatório e assim, nunca deixemos de buscar a melhor fonte do saber, seja com a constante mudança na tecnologia ou coma  procura diária que se encontra ao nosso alcance na mídia.

Por Sandra Carla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário