Inicialmente as TICs foram introduzidas na educação com o intuito de agilizar e informatizar as atividades administrativas.
Em seguida, elas começaram a ter seu espaço no ensino e na aprendizagem, porém não existia uma interação com as atividades de sala de aula, eram tidas como um tipo de projeto extraclasse, uma atividade adicional que visava inovação.
Educação a distância. Professores em ação. jpg 300 x 285 |
A realização dessas atividades levou a compreensão de que o uso das TICs na escola contribui para expandir o acesso as informações da atualidade, estabelecendo novas relações com o saber e eliminando os muros que separam a instituição da sociedade.
No entanto, não se pode esperar que as TICs funcionem como agentes estimulantes dessas mudanças, uma vez que é insuficiente apenas ter acesso a informação atualizada e a simples adoção de novos métodos. É preciso existir interação da escola com outros espaços produtores do conhecimento, resultando numa mudança em seu interior e ampliando seu espaço.
Por Joyciane Souza
Referência
ALMEIDA, M. E. B. Tecnologia e gestão do conhecimento na escola. In: VIEIRA, T. A.(Org.). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003, p. 113-114
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