mudando e aprendendo

mudando e aprendendo
"Seja a mudança que você quer ver no mundo." Dalai L. ( disponível em: intuicaocriativa.wordpress.com )

domingo, 7 de novembro de 2010

TeCnOlOgiA: cOnHeCimEnTo Na EsCoLa

Inicialmente as TICs foram introduzidas na educação com o intuito de agilizar e informatizar as atividades administrativas.
Em seguida, elas começaram a ter seu espaço no ensino e na aprendizagem, porém não existia uma interação com as atividades de sala de aula, eram tidas como um tipo de projeto extraclasse, uma atividade adicional que visava inovação.

Educação a distância. Professores em ação. jpg 300 x 285

A realização dessas atividades levou a compreensão de que o uso das TICs na escola contribui para expandir o acesso as informações da atualidade, estabelecendo novas relações com o saber e eliminando os muros que separam a instituição da sociedade.
No entanto, não se pode esperar que as TICs funcionem como agentes estimulantes dessas mudanças, uma vez que é insuficiente apenas ter acesso a informação atualizada e a simples adoção de novos métodos. É preciso existir interação da escola com outros espaços produtores do conhecimento, resultando numa mudança em seu interior e ampliando seu espaço.

Por Joyciane Souza
Referência

ALMEIDA, M. E. B. Tecnologia e gestão do conhecimento na escola. In: VIEIRA, T. A.(Org.). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003, p. 113-114

Nenhum comentário:

Postar um comentário