mudando e aprendendo

mudando e aprendendo
"Seja a mudança que você quer ver no mundo." Dalai L. ( disponível em: intuicaocriativa.wordpress.com )

sábado, 4 de dezembro de 2010

O mItO dA cAvErNa.... ReFlEtInDo e BuScAnDo o sAbEr

Mais um trabalho realizado por nós e com bons resultados. A peça foi apresentada na disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação, com o tema O mito da caverna.

O mito da caverna nos estimula pensar o quanto a ignorância nos aprisiona, devemos refletir e buscar o máximo de conhecimentos, para que não sejamos alheios as mazelas que somente o saber nos liberta. O real significado de sentir-se liberto do medo, da arrogância, da timidez, do egoísmo e outros sentimentos causados ou não, por situações presentes no nosso contidiano, nos fazem acreditar que o novo, o que aprendemos, o que buscamos conhecer, o que descobrimos na reflexão do mundo que existe lá fora, nos capacita a abrir a mente para o todo que existe fora da caverna. Em que podemos estar preso no interior da caverna? Estamos presos ao nosso mundinho de pensamentos e ideologias?


Podemos viver o novo, sair da caverna de nossos preconceitos e saber que o que nos espera lá fora, pode nos curar da alienação na qual muitas vezes nos encontramos, deixar de vivermos a repetição de uma aprendizagem bancária de mitos e supertições, devemos vivenciar valores e princípios que não nos prenda a pensamentos e idéias aleatórias, mas em mútuo convívio, em uma sociedade que espera um pouco ou muito de cada um de nós.



por Sandra Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário