mudando e aprendendo

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"Seja a mudança que você quer ver no mundo." Dalai L. ( disponível em: intuicaocriativa.wordpress.com )

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Os CoMpUtAdOrEs Em SaLa De AuLa: uMa BrEvE hIsTóRiA

No início dos anos 80 o uso da informática na educação era um assunto muito polêmico. Os que trabalhavam em educação traziam consigo opiniões sobre a facilidade e os absurdos que ela traria, tinham dúvidas, nem podiam imaginar o que se poderia fazer com um computador dentro da escola.
Numa primeira atitude implantaram uma nova matéria: “introdução à ciência da computação”, porém perceberam que seria insuficiente na preparação dos alunos para algo que já estava posto no mundo. Colégios adotaram uma saída e passaram a ministrar cursos a seus professores, para a utilização de bancos de dados em questões de provas, correções instantâneas através do computador e além de cursos, passaram a comprar pacotes de instruções de programas feitos em outros países. Muitos se contentavam em buscar nestes usos o modo ideal para que o computador entrasse nas escolas.
Em 1984, o tema que estava em moda no Brasil era sem dúvida o computador, porém nesta época o país sofria com a crise da economia capitalista internacional. As instituições de ensino também sofriam devido à crise, então qualquer inovação que surgisse dando esperança para a saída da dificuldade era agarrada. Várias escolas abriram suas portas para o trabalho com o computador, como forma de atração e permanência de alunos. Ele era apresentado como o instrumento que iria preparar o aluno para o século que viria.
O educador tinha que se posicionar contra ou a favor do seu uso e apontando seus limites, sempre com competência. Assim o computador representaria um instrumento auxiliar de seu trabalho, contribuindo para a reflexão dos problemas educacionais do Brasil e até ajudando para a melhoria do nível da educação escolar.

Por Joyciane Souza

Referência
ALMEIDA, Fernando José de. Educação e informática: os computadores na escola. São Paulo, Cortez, 1988.

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