Maria Auxiliadora S. freitas- Doutora em Educação pela FACED/UFBA
professora adjunto do Centro de Educação da UFAL
TEMA: Hipertexto e Mapas Conceituais: um modo de saber interagir e se conectar.
HIPERTEXTO
- Perspectiva de texto coletivo (há uma interação do texto com a co-autoria do aluno);
- Conexão de nós ( conceitos, proposições e atos, todos formando uam unidade semântica) ligados por conexões.
Algo interessante no hipertexto é que o sujeito se transforma em autor e co-autor. É uma oportunidade do aluno se desenvolver e construir, possibilitando o aprendizado por investigação ( pesquisa).
MAPA CONCEITUAL
São representações gráficas e criativas com a emergênca de novas idéias; associa conhecimentos prévios com novos conhecimentos. (NOVAK, 1998)
O mapa conceitual representa proposições entre dois conceitos ligados por uma unidade semântica.
O que tem haver o hipertexto com os mapas conceituais?
Conclui-se que os mapas conceituais são ferramentas adequadas e eficientes na elaboração de hipertextos, contribuindo na relação cruzada de conceitos e na formulação de caminhos de navegação baseados em diferentes proposições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário