mudando e aprendendo

mudando e aprendendo
"Seja a mudança que você quer ver no mundo." Dalai L. ( disponível em: intuicaocriativa.wordpress.com )

domingo, 24 de outubro de 2010

OfIcInA dO cOnGrEsSo AcAdÊmIcO UfAl 2010


Maria Auxiliadora S. freitas- Doutora em Educação pela FACED/UFBA
professora adjunto do Centro de Educação da UFAL

TEMA: Hipertexto e Mapas Conceituais: um modo de saber interagir e se conectar.


HIPERTEXTO


  • Perspectiva de texto coletivo (há uma interação do texto com a co-autoria do aluno);
  • Conexão de nós ( conceitos, proposições e atos, todos formando uam unidade semântica) ligados por conexões.


Algo interessante no hipertexto é que o sujeito se transforma em autor e co-autor. É uma oportunidade do aluno se desenvolver e construir, possibilitando o aprendizado por investigação ( pesquisa).


MAPA CONCEITUAL

São representações gráficas e criativas com a emergênca de novas idéias; associa conhecimentos prévios com novos conhecimentos. (NOVAK, 1998)

O mapa conceitual representa proposições entre dois conceitos ligados por uma unidade semântica.


O que tem haver o hipertexto com os mapas conceituais?


Conclui-se que os mapas conceituais são ferramentas adequadas e eficientes na elaboração de hipertextos, contribuindo na relação cruzada de conceitos e na formulação de caminhos de navegação baseados em diferentes proposições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário